Quer me mandar uma mensagem? | contato@educadordesucesso.com.br

10 dicas para se tornar um educador de sucesso

//10 dicas para se tornar um educador de sucesso

10 dicas para se tornar um educador de sucesso

Não nos tornamos educadores por acaso e não nos preparamos tanto para fracassar. Desejamos ter êxito no processo de ensino e aprendizagem e galgar patamares mais altos na carreira de docência.

Pensando nisto e baseada em alguns anos de magistério quero ajudar você educador em algumas fases deste processo. Então preparei 10 dicas que, se seguidas, farão de você um educador de sucesso:

1 – O educador de sucesso deve ser pesquisador e estar em constante processo de formação.

O mundo muda, as pessoas mudam e o educador não pode ficar parado. É preciso ler, participar de cursos de formação, encontros, conferências para aprimorar suas competências intelectuais. Estar em contato com outros educadores para troca de experiências e conteúdos significativos também é primordial assim como assinar uma revista de educação favorece a atualização.

2 – O educador de sucesso deve expressar competência intelectual e domínio das áreas do saber.

Demonstre liderança, seja claro em sua colocações, mantenha o controle, seja direto.
Os alunos vão olhar para você a fim de buscar direção. Eles possuem uma espécie de radar para captar indecisões e desorganização. Falta de preparo e direções são convites a problemas de comportamento dos alunos.

3 – O educador de sucesso precisa estabelecer metas e objetivos e trabalhar para alcançá-las.

De acordo com a faixa etária dos alunos e o período previsto para a aplicação de conteúdo, o educador deve se organizar e trabalhar de modo a alcançar os elementos que  favorecerão o processo de ensino e aprendizagem proposto para os alunos.

 

teacher-and-student

4 – O educador de sucesso prepara sua aula com antecedência com propósito e intenção.

O educador deve pensar, planejar e registrar além de desenvolver novos projetos e técnicas para motivar e melhorar sua aula a cada dia de acordo com a faixa etária e a proposta pedagógica.

Quando o educador vai para sua aula ele deve ter tudo preparado inclusive ter flexibilidade caso tenha que mudar o rumo almejando a fim de atingir os objetivos e os resultados que espera.

5 – O educador de sucesso deve participar das decisões administrativas e pedagógicas da escola.

Primordial ter a oportunidade de intervir e participar nas decisões administrativas, pedagógicas e financeiras que envolvem a dinâmica da escola, contribuindo democraticamente para sua legitimação através da troca de conhecimentos e experiências.

6 – O educador de sucesso precisa priorizar o desenvolvimento humano e o respeito as diferenças.

O educador deve despertar, estimular, incentivar e valorizar as melhores qualidades de seus alunos.

Considerar suas diferenças para que cada aluno possa demonstrar e ser atendido nas suas necessidades e potencialidades e estar preparado para lidar com os conflitos advindos da diversidade de suas opiniões, posturas, aspirações e demandas.

7 – O educador de sucesso deve demonstrar profundo interesse pelo aluno a fim de criar vínculo.

O aluno aprende melhor quando se identifica com o educador. Quando percebe que o educador se importa com ele e que suas palavras condizem com suas ações. Daí nasce a confiança e a estima.

Estabeleça um relacionamento amável com todos os seus alunos, mostre interesse pessoal por suas vidas, especialmente por seus problemas e dúvidas.

8 – O educador de sucesso deve considerar a bagagem e a visão de mundo de cada aluno e lançar novos desafios trabalhando competências.

O aluno não pode ser visto como uma página em branco, pois ele traz consigo conhecimentos adquiridos e visão de mundo pertinente a sua realidade social.

O educador deve considerar que cada aluno é único e ter a sensibilidade para perceber o processo de ensino e aprendizagem de cada aluno.

9 – O educador de sucesso deve construir o que falta e não destruir o que sobrou.

Ao se deparar com alunos com dificuldade de aprendizagem, o educador deve promover condições para que este quadro seja revertido ajudando de alguma forma estes alunos a adquirirem os conhecimentos compartilhados ao invés de deixar de lado estes alunos e seguir com os demais que não apresentam tais dificuldades.

Quando a dificuldade é de comportamento a dica é: deixa para trás o que passou. Não mantenha ressentimento de um dia para outro ou de uma semana para outra. Deixe seus alunos saberem que podem sempre começar de novo. Não deixe os alunos sentirem a atitude crítica em relação a eles e viver de acordo com estas expectativas.

10 – O educador de sucesso trata os pais dos alunos como parceiros.

Não se poderia ter melhores aliados no processo de ensino e aprendizagem, pois eles são os maiores interessados no bem estar e bom desempenho dos seus alunos. É como se o braço dos pais estivessem na escola na figura do educador. Por isso, o educador deve se esforçar para que sua comunicação com os pais traduza amor, interesse e desejo de trabalharem juntos.

By | 2013-12-05T14:52:41+00:00 dezembro 5th, 2013|Dicas|3 Comments

About the Author:

Educadora graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Educação Infantil com larga experiência na área de educação em seus vários ramos.

3 Comments

  1. […] Não nos tornamos educadores por acaso e nao nos preparamos tanto para fracassar. Desejamos ter êxito no processo de ensino e aprendizagem e galgar patamares mais altos na carreira de docência.  […]

  2. Andrea Santos 29 de janeiro de 2014 at 10:44 - Reply

    Muito interessante.
    Felicidades… muitas… todas…

  3. Andrea Santos 29 de janeiro de 2014 at 12:44 - Reply

    Muito interessante.
    Felicidades… muitas… todas…

Leave A Comment