Quer me mandar uma mensagem? | contato@educadordesucesso.com.br

Como ter acesso ao mundo particular de seu filho?

//Como ter acesso ao mundo particular de seu filho?

Como ter acesso ao mundo particular de seu filho?

Todos nós vivemos em três mundos: o público, o pessoal e o particular.

O mundo público corresponde ao tempo gasto fora de casa como no trabalho, escola, clubes, etc. Nestes lugares os relacionamentos são mantidos a uma certa distância.

O mundo pessoal inclui o tempo gasto com a família e amigos. Nestes ambientes os relacionamentos são mais próximos e as pessoas tendem a ficar mais relaxadas e vulneráveis.

O mundo particular é o lugar dos pensamentos, desejos, sentimentos e sonhos. É o lugar mais secreto de todos. Ninguém pode adentrar no mundo particular de alguém sem ser convidado, pois trata-se de um mundo interior.

Se os pais desejam entender o que está acontecendo com seu filho, eles precisam ter acesso ao mundo particular e interior dele.

Para que isso aconteça os pais precisam construir uma ponte de confiança entre eles e o filho e ficar sensíveis a este mundo.

Para construir a ponte da confiança, os pais devem estar envolvidos em atividades diárias juntos com o filho tais como passeios, viagens, ajudar nas lições de casa, enfim, participar dos momentos descontraídos, alegres e significativos da vida dele.

São nestes momentos de descontrações que ocorre um fenômeno interessante com o filho chamado de “janela aberta”.
Detalhe: pais ocupados não conseguem perceber quando este evento acontece.

As janelas abertas serão momentos em que o filho convidará seus pais para entrar em seu mundo particular. Perceba que através de uma declaração súbita, que a primeira vista pode parecer insignificante, como por exemplo: papai você me acha feio? O filho estará, neste momento, confiando ao pai o que está em seu coração.

Quando o filho estiver disposto a compartilhar seus sentimentos e emoções, seus pais poderão aproveitar a oportunidade para dialogar sobre o assunto, escutá-lo e ajudá-lo em suas necessidades.

O pai tanto pode estabelecer um relacionamento onde o filho pode confiar, como também pode destruir a confiança dele.
Por isso é importante respeitar o mundo particular do filho.

 

 

By | 2014-05-20T12:31:32+00:00 maio 20th, 2014|Dicas|0 Comments

About the Author:

Educadora graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Educação Infantil com larga experiência na área de educação em seus vários ramos.

Leave A Comment