Quer me mandar uma mensagem? | contato@educadordesucesso.com.br

4 dicas para ler melhor e mais rápido

//4 dicas para ler melhor e mais rápido

4 dicas para ler melhor e mais rápido

Estudos apontam que um adulto costuma ler mais de 200 palavras por minuto. Esse número aumenta para 325 palavras por minuto, em média, para estudantes universitários, mas esse número ainda é considerado baixo comparado com a leitura de professores universitários e executivos.

A prática mostra que a leitura é algo que se pode treinar e melhorar. Isso aparenta ser a solução para estudantes que se encontram sob pressão das provas e concursos e precisam tirar o máximo de proveito do seu tempo.

Técnicas de leitura:

1. Concentração ou foco:

Concentrar-se é dizer não a várias tarefas que se costuma fazer durante a leitura como verificar o celular ou redes sociais, ler notícias ou outros temas. Concentrar-se é ter atenção exclusiva a leitura proposta.

2. Velocidade:

Dicas valiosas que ajudarão a ler com rapidez:

– Focar na velocidade primeiro: o nível de compreensão melhorará com a prática;
– Use um guia (o dedo, uma caneta ou uma folha) para evitar se perder.
– Evite ficar voltando na leitura;
– Ao ler aumente o campo de visão obtendo uma maior quantidade de palavras;
– Não ler em voz alta nem para si mesmo. Isso reduz a capacidade de leitura, pois o cérebro é mais rápido que a língua.
– Movimente o menos possível os olhos, pois reduzir os movimentos dos olhos acelera a velocidade da leitura. Quando lemos empregamos, em média, 80% do tempo movendo os olhos de palavra em palavra e somente uns 20% processando o significado.

3. Compreensão:

Algumas ações que ajudam a compreender o significado do texto consistem em revisar, recapitular, realizar perguntas e rever pontos chaves.

4. Memorização:

Colocar em prática, pois se não for colocado em prática o que foi revisado, realizando assim a repetição da aprendizagem, 50% do conteúdo será esquecido em aproximadamente uma hora.

Se essas técnicas de leituras forem práticadas a velocidade em ler começará a ser mais rápida do que 95% da população mundial sem que a compreensão e a memorização do conteúdo sejam comprometidas. Isso significa economia de inúmeras horas e os resultados nos estudos melhorarão sensivelmente.

Dica bônus:

Spritz é um aplicativo desenvolvido para melhorar a velocidade de leitura mostrando as palavras de uma em uma para evitar o movimento dos olhos.
Nele pode-se encolher o idioma e a velocidade em que as palavras serão exibidas. Experimente o aplicativo.

 

By | 2014-08-21T21:13:57+00:00 agosto 21st, 2014|Dicas|0 Comments

About the Author:

Educadora graduada em Pedagogia e Serviço Social e pós-graduada em Educação Infantil com larga experiência na área de educação em seus vários ramos.

Leave A Comment